FAQS

Perguntas Frequentes

O que é a PayPay?

A PayPay, PAYPAYUE - Instituição de Pagamento, Unipessoal, Lda, é uma instituição de pagamentos, autorizada pelo Banco de Portugal a 8 de Maio de 2014, a prestar e intermediar serviços de pagamento.

Como recebo o valor dos pagamentos?

A PayPay fará a transferência para a conta bancária do cliente dos valores recebidos, deduzidos do custo do serviço, de acordo com o custo associado ao plano de subscrição no momento do início do processo de pagamento.

O que é uma instituição de pagamentos?

Uma instituição de pagamentos é uma pessoa coletiva a quem tenha sido concedida autorização, pelo Banco de Portugal, para prestar e executar serviços de pagamentos. As instituições autorizadas a exercer atividade em Portugal constam no Registo Especial do Banco de Portugal e estão sujeitas a uma supervisão contínua e rigorosa.

Quando recebo o valor pago pelos meus clientes?

Os valores pagos normalmente são transferidos até o dia útil seguinte da operação, mas poderá variar conforme o banco.

Quem pode aderir à PayPay?

A plataforma está preparada e adaptada para responder às necessidades de qualquer pessoa coletiva e a qualquer área de negócio. O público-alvo da PayPay é muito abrangente, envolve empresas de comércio, lojas-online, organizações não-governamentais, prestadores de serviços, entre outros.

Como inserir o botão PayPay na minha loja online?

Poderá configurar um botão de pagamento e obter um código HTML. Este código é colocado na sua plataforma (Blog, site ou outros) permitindo que o botão fique visível e funcional.

Caso já utilize alguma loja de e-commerce integrada com a PayPay, descarregue a extensão na área de 'Integrações'.

Como posso aderir?

Para começar a utilizar a nossa plataforma deve realizar a adesão diretamente aqui.

Ao aderir, é solicitado o preenchimento de alguns campos obrigatórios e, após realizada a adesão, deverá enviar alguns documentos para verificação e validação dos dados, que devem ser enviados por CTT ou para o email apoio@paypay.pt.

Como pago as comissões?

As comissões são deduzidas automaticamente ao valor da transação, no momento de transferência para a sua conta bancária.

Quais são os passos até à PayPay validar a minha adesão?

Para aderir à PayPay deve aceder à plataforma, registar-se, aguardar a receção de um email da linha de apoio a indicar a documentação necessária. Deve enviar a documentação solicitada para apoio@paypay.pt, aguardar a validação dos dados em questão, a avaliação de risco e posterior aprovação.

Como recebo as minhas faturas?

Diariamente é enviada uma fatura/recibo detalhada com a descrição de todos os pagamentos do dia anterior, bem como reportado ao custo do serviço. Poderá também consultar todas as faturas emitidas através da plataforma PayPay.

Quais são os documentos necessários para validar a adesão?

Os documentos necessários para validação são os seguintes:

  • Contrato de Prestação de Serviços assinado;
  • Comprovativo de dados bancários, onde conste o nome do titular da conta bancária que deverá corresponder ao do contrato, e identificação das pessoas autorizadas a movimentar a conta, com anexo da cópia do Cartão de Contribuinte e BI (ou Cartão de Cidadão) dos mesmos;
  • Declaração emitida pela pessoa coletiva com identificação dos responsáveis legais da empresa, com anexo da cópia do Cartão de Contribuinte e BI (ou Cartão de Cidadão) dos mesmos;
  • Cópia do Cartão de Contribuinte e BI (ou Cartão de Cidadão) dos utilizadores;
  • Cópia do documento de Início de atividade (no caso de empresários em nome individual).

É cobrada a comissão se emitir referências e os meus clientes não pagarem?

Não paga pelas referências que emite, mas pelas que são efetivamente pagas.

Quem pode utilizar esta plataforma?

Existem dois tipos de clientes que podem utilizar a nossa plataforma, o direto e o indireto. O cliente direto é a entidade que tem uma área reservada mediante autenticação. O cliente indireto é aquele que apenas utiliza a plataforma para validar as referências de pagamento, devendo unicamente inserir o código de pagamento na plataforma, tendo acesso aos dados de pagamento e efetuar o pagamento por cartão de crédito/débito ou MB WAY.

O que é o MB WAY?

O MB WAY permite fazer o pagamento de compras imediatas através de um smartphone ou tablet. Basta aderir ao serviço num MULTIBANCO, associar um cartão bancário ao seu número de telemóvel e definir o seu PIN MB WAY de 6 dígitos.

Ao utilizar esta aplicação, os seus clientes podem facilmente pagar as suas compras a partir do MB WAY, apresentando-lhes mais um método seguro para realizar o pagamento.

Saiba mais em www.mbway.pt

Posso aderir à PayPay sem ter uma empresa?

Pode aderir à plataforma a título individual, enviando a declaração de início de atividade nas finanças.

O que é o Multibanco Real-Time?

O Multibanco Real-Time permite a comunicação dos pagamentos realizados pelos seus clientes em tempo real. Para além disso, permite criar intervalos de tempo em que as referências possam ser pagas (uma data inicial e final).

O que acontece depois dos clientes terem efetuado o pagamento?

Através do cruzamento da informação emitida pela SIBS dos pagamentos efetuados via Multibanco ou MB WAY e com o acquirer dos pagamentos efetuados via cartões de crédito/débito, é atualizado o estado do pagamento para ?Pago?, sendo que a PayPay efetua a transferência para a conta bancária do cliente.

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Caso não encontre o que pretende, contacte o nosso serviço de apoio ou coloque-nos uma questão aqui.

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Estamos ao seu dispor, nos dias úteis, das 9h00 às 18h00, através de telefone ou email.

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